3 de jan. de 2013

Sekhmet: A Deusa Leoa


"Eu queimo e solto fogo
e arremesso dardos dos meus olhos
Eu estouro e rujo
minhas arestas são afiadas
e eu corto fundo
minha energia é forte e fogosa
e meu desagrado
tem de ser manifestado.
Embora algumas vezes eu seja gentil
posso ser muito emotiva.
Uma vez provocada
sou difícil de descartar.
Sou sempre adequada
sempre necessária.
Não tente livrar-se de mim.
Preciso ser reconhecida e ouvida.
EU SOU A RAIVA."
(Autor desconhecido, avise-nos se souber)



Uma mulher com cabeça de leoa, com um círculo solar sobre si. Esta é Sekhmet, a deusa leoa do Antigo Egito, torturadora dos bandidos, desrespeitosos e malignos;  protetora dos fracos e oprimidos.

Deusa do sangue -conhecida por bebê-lo- e da guerra. Senhora da vida e patrona dos médicos e ortopedistas.

Compreendida como uma faceta mais feroz de Bastet, na qual predomina a doçura, e de Hathor, a Vaca Cósmica que dá a luz ao Sol, na qual predomina  a calma e a bondade.

Personalidade multi-facetada, história que diverge opiniões. Uma Deusa complexa e difícil de classificar, dita como "aquela cujo poder é tão grande quanto o infinito", que, sob a forma de Sekhmet-chama, luta eternamento contra a serpente e as forças do mal.


Caótica, uma força descomunal capaz de destruir o universo caso não seja controlada. Representa o lado animalesco e instintivo que existe em cada um, e os esforços necessários para manter-se em equilíbrio. 

Amuletos de Sekhmet e representações da Deusa eram utilizados no Antigo Egito contra a morte prematura; para banimento e destruição do mal e proteção em geral.



Seus Filhos: (de 16 de març. a 15 de abr.)

Os filhos desta Deusa são muito ousados, corajosos e ambiciosos. São enérgicos, exuberantes, impacientes e autoritários. Pecam na falta de obstinação e podem ser um pouco violentos. Extremamente competitivos, são aventureiros, magnéticos e apaixonam-se com facilidade. Líderes natos, tem vitalidade e força de caráter, sabendo governar.

Dia: terça-feira. Números: 1 e 11
Cores: Laranja e Vermelho. Perfumes: Alfazema, sândalo e almíscar. 
Metal: Ferro. Símbolos ou amuletos: sol, leão, cruz ansata e cetro. 
Bebidas: Cerveja, leite e vinho. Flores: Gira-sol e rosas vermelhas.

Fontes: 1, 2 e 3

Nenhum comentário: